Dicas


1ª Dica:
A primeira dica é bem fácil e estar no alcance de todos:
Beba no mínimo 2 litros de água por dia.


1 - Água emagrece
As fibras presentes nas frutas incham em contato com a água, o que dá a sensação de saciedade ao corpo. Isso engana temporariamente o estômago, segurando a fome.
2 - Melhora a digestão
A água ajuda a formar enzimas que promovem reações químicas no organismo. Ela também forma o suco gástrico e a saliva, que auxiliam na digestão.
3 - Controla a temperatura
Durante os exercícios físicos ou quando faz muito calor, a água liberada pela transpiração reduz a temperatura do corpo.
4 - Diminui o inchaço
Quando você está hidratada, o volume de sangue aumenta. As vitaminas e os minerais chegam mais rápido à pele, ao cabelo e às unhas. Com mais água em circulação, o organismo não retém muito sódio, responsável pelo inchaço.
5 - Previne a celulite
As toxinas são expulsas do organismo pelo suor e pela urina. Com a ingestão diária de água, a circulação sangüínea melhora e, aliada à eliminação de toxinas, previne o aparecimento da celulite.
6 - Melhora a absorção de nutrientesUma boa hidratação garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes (como a glicose e as vitaminas).
7 - Reduz infecçõesA água presente no sangue facilita o transporte de minerais como o ferro, que fortalece as defesas do organismo.
Mas não adiante beber litros de água todos os dias se não tiver uma alimentação saudável. As duas coisas precisam caminhar juntas. Tenha em seu prato alimentos de várias cores, pois isso indica que muitos nutrientes diferentes estão presentes na comida. E crie o hábito de levar sempre com você uma garrafa de água, para se manter hidratado a todo momento.
Fonte: planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_272413.shtml


2ª Dica
Durma Bem
Quando dormimos mal produzimos muito CORTISOL, um hormônio relacionado ao stress. O excesso de cortisol pode aumentar a vontade de comer principalmente pães, doces e massas, o que acaba com qualquer dieta.
Vejamos algumas dicas:
                                
- O quarto deve ter temperatura amena e estar ventilado; Deixe uma pequena fresta da janela aberta.
- O ambiente onde dormimos deve estar escuro, desligue os eletrônicos da tomada pois inclusive a luz standby deixa o quarto mais claro do que ele deve ser.
- Procure dormir em ambiente silencioso, evite rádios e televisão ligados.
- Evite ver televisão ou ficar trabalhando no computador no quarto ou na cama. Essas atividades nos despertam e dificultam o sono.
- Tome um banho morno, que melhora a circulação e ajuda a relaxar.
- Pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda num algodão e o coloque dentro da fronha. O óleo essencial de lavanda ajuda a relaxar e a dormir melhor.
- Tome uma xícara de chá de camomila, a camomila que tem ação calmante sobre o sistema nervoso central e induz o sono.
- Faça a sua última refeição pelo menos 1 hora antes de dormir. Opte por pratos leves e de fácil digestão.
- Faça uma atividade física regular. O exercício melhora a produção de serotonina que ajuda a relaxar e melhorar a qualidade do sono.
Fonte:http://www.mundoverde.com.br

3ª Dica
Faça uso de Alimentos Termogênicos
Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento. Porém é importante deixar claro que só consumir estes alimentos não vai adiantar, é preciso antes de mais nada ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos.
- Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.
- Gengibre: Pelo menos 1 pedaço de 2cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, u em forma de tempero, refogado, em forma de chá, ou batido no liquidificador com alguma fruta.
- Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.
- Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue – o que ajuda a diminuir a compulsão por doces – e inibem a ação da amilase, uma enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.
- Canela: 1g duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações.
- Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g, consumir duas vezes ao dia.
- Água: beba diariamente de oito a dez copos de água gelada, isso vai fazer com que o organismo queime cerca de 200 calorias, pois o corpo precisa de energia para elevar a temperatura do líquido de 5 para 37 graus Celsius, que é a temperatura ideal do nosso corpo.
- Café: rico em cafeína, é um poderoso estimulante e termogênico natural, que a auxilia a se manter em estado de alerta. Consuma até 3 xícaras por dia.
- Cacau: possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. Que fazem bem ao coração, à circulação sanguínea, além de contém propriedades antialérgicas, antiviral e anti-inflamatória.
- Linhaça: a linhaça além de já ter seus efeitos emagrecedores comprovados, ajuda também a acelerar a queima calórica e regulariza o intestino. Bem como aumenta a defesa imunológica, combate o envelhecimento precoce e previne diversas doenças.
Fontes:
corpoacorpo/informacaonutricional
cyberdiet.terra.com.br/alimentos-termogenicos-2-1-1-611.html

4ª Dica
Estipule de 5 a 6 refeições por dia, e coma de três em três horas. Entenda porque.

• Metabolismo a mil: toda vez que você come, gasta calorias na tarefa de digerir os alimentos. “Esse gasto é maior imediatamente após a refeição, quando o corpo inicia o processo de digestão”, diz a nutricionista paulistana Gisele Pavin. Por isso, comer a cada três horas obriga o corpo a reiniciar a digestão de cinco a seis vezes por dia, queimando mais calorias e fazendo você perder peso.
• Menos gordura, mais músculos: três horas depois de uma refeição, o organismo encerra o processo de digestão – os excessos são estocados na forma de gordura e o corpo passa a buscar combustível nos músculos. Se você comer antes desse sistema ser acionado, a gordura vai embora e os músculos ficam. E, como os músculos são queimadores de energia, ajudam a manter o metabolismo acelerado e o corpinho em cima.
• Barriga chapada: quando você está com fome, uma espécie de stress, seu corpo produz uma quantidade maior de cortisol. E estudo publicado no conceituado New England Journal of Medicine mostrou que quantidades elevadas desse hormônio estão associadas aos estoques de gordura abdominal.
• Fome econômica: fazer refeições a cada três horas emagrece sem sacrifício, pois você come antes de ficar faminta. E existem duas vantagens nisso. “Quando a gente se satisfaz com porções menores, economiza calorias e mantém equilibrados os níveis de insulina. Se você consome um prato gigante, produz muita insulina (hormônio cuja tarefa é carregar a glicose para dentro das células). E, em excesso, esse hormônio engorda e dá mais fome”, diz o endocrinologista Tércio Rocha, do Rio de Janeiro.
Muita gente só lembra de comer quando a fome está quase incontrolável – e aí lá vem peso extra. Você faz o mesmo? Então, coloque em prática o plano de adesão à dieta das 3 horas.
Fonte: Revista Boa Forma (http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/dieta-3-horas-532677.shtml)

5ª Dica
Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.

Você já deve ter ouvido que quanto mais colorido e diversificado for seu prato, mais vitaminas você estará consumindo, não é mesmo? Saiba hoje através das cores dos alimentos, quais os nutrientes você está consumindo e os que ainda faltam introduzir no seu dia a dia.
Avermelhados: acerola, rabanete, tomate, melancia, cereja, morango, goiaba vermelha entre outros, são fontes de carotenóides que é o precursor da vitamina A, que é bom para prevenir problemas de pele e visão. A cor indica também que o alimento é rico em licopeno, que ajuda a prevenir câncer, como o de próstata. O licopeno é mais ativado quando o alimento é cozido. Por exemplo, o molho de tomate tem mais licopeno do que o tomate cru.
Alaranjados: cenoura, abacaxi, abóbora, pimentão amarelo, damasco, mamão, laranja, mexerica entre outros, também são fontes de carotenóides como os avermelhados e possuem também grande quantidade de vitamina C, que é um antioxidante que previne o envelhecimento das células.
Roxos: berinjela, cebola roxa, figo, jabuticaba, uva roxa, ameixa preta, batata doce roxa entre outros, contém vitaminas do complexo B, potássio e vitamina C. Possuem uma substância chamada antocianina, que é um antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento celular.
Verdes: abacate, folhosos como almeirão, couve, brócolis, quiabo, pimentão verde entre outros, são ricos em ferro, cálcio e fósforo. Ajudam na coagulação do sangue e fortalece ossos e dentes.
Brancos: repolho, couve flor, inhame, nabo, pêra entre outros, são ricos em vitamina B6, carboidratos e minerais como cálcio e fósforo, ajudando na formação e manutenção de ossos, dentes, músculos e reforçando as defesas do organismo.

6ª Dica - Evite beliscar entre as refeições
Beliscar demais entre as refeições põe em risco a reeducação alimentar
Fazer lanchinhos calóricos ao longo do dia pode comprometer toda a dieta.
Veja opções mais saudáveis para matar a fome sem sentir culpa depois.
Programa Bem Estar exibido em 02/05/2012


Muita gente tem o hábito de beliscar entre uma refeição e outra. Pega uma coisinha aqui, outra ali – e, no fim do dia, a contagem calórica dispara.
Segundo a nutricionista Mônica Beyruti e o endocrinologista Alfredo Halpern, uma coxinha de frango, por exemplo, chega a ter o mesmo valor energético de um prato equilibrado de comida. Por isso, é importante prestar atenção em tudo o que você come.
Lembre-se de ingerir algo a cada três horas, mas sem apelar para os doces, salgadinhos e biscoitos recheados. Frutas, legumes picados, iogurte e castanhas são opções mais saudáveis.


Quando estiver montando um sanduíche, evite ficar beliscando queijo, presunto ou peito de peru. Uma fatia de queijo amarelo equivale, em calorias, a uma fatia de pão de forma normal ou integral.
Além disso, esse tipo de queijo contém muita gordura. E o que realmente engorda em um sanduíche é a quantidade de recheio, não o pão.
O biscoito água e sal e o pão de queijo também são alimentos calóricos, que não devem ser consumidos em excesso. No segundo caso, quem tem colesterol alto deve redobrar os cuidados. No lanche, opte por um pão de queijo pequeno ou integral, acompanhado de um suco de fruta natural.
Essa pode ser uma opção de café da manhã, para aquelas pessoas que vivem com pressa e acabam beliscando na padaria ou na lanchonete.
Você também pode trocar o suco por um copo de leite, para ter uma fonte de alimento rica em proteínas.
Ao preparar o almoço ou o jantar, evite deixar muito perto e à disposição potes de sementes, como castanha-do-pará e de caju. As castanhas são fonte de gorduras insaturadas, substâncias muito saudáveis, mas que, se consumidas em excesso, podem engordar.
A melhor hora para comer castanhas é no lanche da tarde. Opte por um mix, mas não ultrapasse meia xícara. Se quiser, beba um suco natural (limonada ou de maracujá) para acompanhar.
Para seguir a dica do programa e fazer pipoca sem óleo no micro-ondas, pegue o saquinho do pão de padaria e coloque três colheres de sopa de milho. Feche bem e leve ao micro na potência alta, por 2 minutos. Acrescente sal, se quiser, mas com moderação.
Índice glicêmico Quando comemos carboidratos de rápida absorção, como pão branco e bolacha de água e sal, o índice glicêmico aumenta rapidamente. Isso ocorre da seguinte forma: o açúcar do alimento entra na circulação sanguínea e libera insulina, que transporta o açúcar para dentro das células.
O açúcar, então, gera energia para o corpo. Os alimentos de rápida absorção são digeridos pelo organismo em pouco tempo, ou seja, não dão muita saciedade.
Mas, quando comemos carboidrato e proteína ao mesmo tempo, o índice glicêmico se mantém baixo, deixando a digestão mais lenta e gradual.

7ª Dica - Pratique exercícios físicos
Vença a preguiça e passe a viver com mais qualidade, além de afastar a obesidade

Praticar atividade física, para muita gente, é um desafio. Falta de vontade, preguiça ou um histórico de resultados ruins são as principais justificativas para adiar o início do treino. Mas, segundo a endocrinologista da Abeso, Cláudia Cozer, todos esses fatores desaparecem quando o engajamento aos exercícios realmente acontece. "Para aproveitar os benefícios das atividades físicas, é preciso praticar uma hora, no mínimo três vezes por semana, ou 30 minutos todos os dias", afirma.
O problema é que isso nem sempre acontece e a empolgação dura pouco na maioria das vezes. Dados do Ministério da Saúde divulgados em abril de 2010 mostram que apenas 14,7% dos adultos fazem atividades físicas no tempo livre com a regularidade necessária.
 
Quem vence as dificuldades só tem a ganhar com o fim do sedentarismo. A prática de atividades físicas queima calorias, ajuda no controle do colesterol, acelera o metabolismo e tonifica os músculos. "Os exercícios regulares melhoram a qualidade de vida e são essenciais para a longevidade", explica Claudio Rangel, cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Conforme os anos passam, a tendência à obesidade aumenta e as atividades físicas, aliadas a uma dieta balanceada, tornam-se uma das maneiras mais eficientes de combater o problema. O cardiologista lembra que seus pacientes hipertensos apresentam ótimos resultados no tratamento após a adesão a um programa de treino regular.
Uma pesquisa recente da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, faz eco ao que diz a especialista. Segundo o estudo, uma caminhada diária de meia hora, com uma média de cem passos por minuto, é a receita ideal para prevenir problemas de coração.
"Também vale fazer algumas mudanças na rotina, mantendo a cautela. Trocar o elevador pelas escadas, por exemplo, é indicado. Mas não adianta, de um dia para o outro, passar a subir dez andares logo cedo. É preciso ir se adaptando aos poucos, e não de um golpe só", afirma o endocrinologista Antônio Carlos do Nascimento, da clinica Montenegro.
5 motivos para fazer exercícios
1. Emagrecer: a queima de energia durante a atividade física enxuga as medidas
2. Tonificar os músculos: o treino constante elimina gordura e estimula o desenvolvimento de massa magra
3. Melhorar o humor: durante o treino, seu corpo libera neurotransmissores que provocam bem-estar e circulam pela corrente sanguínea durante o dia todo
4. Acaba com a dor nas costas: o treino com acompanhamento ajuda a melhorar a postura e fortalece os músculos abdominais, dando mais sustentação à coluna
5. Pegar firme na dieta: suando o corpo todos os dias, você sente mais motivação para deixar de lado as guloseimas .
Fonte:http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12028-pratique-exercicios-fisicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário